9 dicas de gerenciamento de frota
É evidente que todos os tipos de veículos precisam de constante cuidado, portando, independente da composição da frota de sua empresa de transportes, haverá um constante gasto com manutenções para mante-la rodando com eficiência e prestando um serviço de qualidade aos seus clientes. Diante desse fato, confira 9 estratégias que podem lhe ajudar nessa atividade:
1. Invista em manutenção preventiva
Existem basicamente três tipos de manutenção de frotas:
A manutenção corretiva: Feita quando o defeito se agravou e necessita de reparos, e visa restabelecer a condição de uso normal do veículo;
A manutenção preditiva: O objetivo da manutenção preditiva, como o nome já sugere, é prever quando poderá ocorrer uma falha, baseado em indicadores de desgaste, vibração, ruído, aquecimento ou outros, dependendo do tipo de equipamento, máquina ou veículo em questão, com isso evita-se paradas desnecessárias e quebras que trariam impacto negativo à produtividade.
A manutenção preventiva: Este tipo de manutenção visa reduzir os gastos excessivos com a frota, pois se baseia em programar com antecedência as paradas para ajustes, lubrificações e substituição de componentes. Seu custo costuma ser entre 30% a 40% menor que as demais modalidades, além de aumentar o prazo entre manutenções, aumentar a segurança e reduzir a probabilidade de problemas na estrada.
Para usufruir desses benefícios é necessário elaborar um plano de manutenção: em uma agenda, ou em um software de gestão de frotas aponte quais veículos e componentes serão revisados e as respectivas datas. Faça de forma que atenda à necessidade de manutenção de cada tipo de veículo, além de não deixar que a frota fique sem unidades suficientes para operar e atender a demanda da empresa e seus clientes.
2. Conheça os veículos da sua frota
Saiba todas as especificações de cada veículo da frota, isso auxiliará a estruturação do plano de manutenção de frotas mencionado anteriormente, pois você saberá as peças ideais, o momento exato e como deve ser feita a manutenção de cada um. Algumas das informações mais importantes sobre cada veículo são:
- manutenções recomendadas pelo fabricante;
- frequência de trocas de filtros e lubrificantes;
- características de desempenho e capacidade de carga;
- relação de desgaste por peso de carga;
- características das rotas de suas viagens, como estradas em más condições.
3. Obtenha mão de obra qualificada para a manutenção da frota
Tão importante para as empresas quanto investir em veículos, pneus, peças e componentes de boa qualidade, é fundamental que o investimento feito seja preservado através do emprego de mão de obra qualificada para a sua condução e manutenção.
Procure evitar mecânicos e oficinas sem credenciamento ou boas referências, pois quanto mais especializado e competente for o mecânico, maior será a qualidade da manutenção prestada, o que acarretará em economia nas manutenções, maior vida útil do caminhão, menos paradas por quebras, e por consequência a lucratividade sobre a frota será maior.
Além disso, contrate profissionais conscientes e responsáveis, que saibam tomar os devidos cuidados ao dirigir o veículo, isso colabora para diminuir seu desgaste e evitar eventuais acidentes.
4. Utilize um bom software de gestão e manutenção de frotas
O uso de planilhas de controle de frota, planilhas de controle de estoque de peças e planilha de controle de manutenções em geral costuma ser bastante complicado e pouco confiável, além do fato de que elaborar e alimentar esses documentos consome muito tempo dos colaboradores. Além disso, um controle ineficaz faz com que peças desnecessárias sejam compradas, prazos de manutenções saiam do controle, falhas matemáticas ocorram, dados possam ser perdidos, entre outros problemas.
Essas complicações podem ser superadas com a simples implantação de um software de gestão e manutenção de frotas, o programa automatiza todo o processo burocrático, emite alertas de manutenção de acordo com os planos de manutenção de frotas lançados, emite relatórios mais detalhados e abrangentes, ajuda a eliminar falhas humanas, reduz a necessidade de digitação e o retrabalho e permite que os funcionários dediquem mais tempo nas suas atividades principais.
Todos esses benefícios são obtidos por um preço acessível, portanto, a relação custo-benefício é bem interessante.
5. Conheça e gerencie as rotas
Determinadas rotas exigem mais dos veículos, alguns dos fatores que acarretam um maior desgaste são:
estradas com muitas curvas, subidas e descidas: costumam exigir mais dos freios, pneus e caixa de câmbio;
estradas de má qualidade: causam um desgaste maior da suspensão e pneus;
locais poluídos ou com muita poeira: estragam mais rapidamente os filtros dos veículos.
Para economizar com manutenções, planeje as rotas de forma que os motoristas não passem por lugares com essas características sempre que possível, mesmo que aumente um pouco a quilometragem rodada.
6. Cheque os itens essenciais antes de uma viagem
Faça um checklist de viagem, contemplando todos os itens que devem ser verificados para garantir a segurança e tranquilidade em uma viagem. Como pode ser uma lista extensa, é comum deixar de verificá-los, porém essa pode ser a causa para um problema na estrada, trazendo gastos e outros transtornos que poderiam ser evitados com uma verificação e manutenção rápida.
A lista de itens varia de acordo com a empresa e tipo de veículo, porém, exemplos de elementos comuns a todas as viagens são:
verificação da calibragem e do estado de conservação dos pneus;
certificar-se de que existe a quantidade de combustível suficiente para a viagem;
nível dos fluidos, como óleo, água etc;
funcionamento das luzes, faróis e sistema elétrico, rastreador e navegação;
acessórios como macaco, chave de roda, extintores e estepe;
verificar se as manutenções estão em dia, conforme estabelecido no plano de manutenção de frotas;
verificar se a documentação de licenciamento e seguros estão em dia.
7. Acompanhe o desgaste natural das peças
Mesmo viajando por uma estrada de boa qualidade, evitando acidentes, imprevistos e tomando todo cuidado com os itens essenciais, ainda haverá o desgaste decorrente do uso regular do veículo. As principais peças que precisam do acompanhamento são: pneus, filtros, lubrificantes, limpador de para-brisa, pastilhas de freio entre outros.
Apesar da manutenção preventiva prolongar a vida útil desses componentes, é necessário que você preste atenção nos desgastes e troque sempre que for conveniente.
8. Tenha uma boa estratégia logística
Um exemplo de uma boa logística consiste em realizar entregas e coletas em locais próximos, reduzindo a necessidade de desvios ou passar repetidamente pelo mesmo caminho. Traçar rotas mais práticas também é uma medida que preserva a integridade do veículo, pois ele percorrerá menor quilometragem e consequentemente haverá menor desgaste e menos necessidade de trocas de peças.
Além disso, também promoverá a economia de combustíveis, pedágios e reduz o tempo para execução do trabalho.
Um software de gestão é uma ferramenta fundamental para que a logística seja de qualidade, pois poderá lhe auxiliar em vários aspectos para a melhoria da qualidade e produtividade da frota e da empresa como um todo.
9. Fique atento à documentação
Os documentos também fazem parte da gestão da frota, e quem trabalha com transporte sabe a importância de mantê-los regulares durante as viagens, evitando multas, retenção do veículo, confisco da carga e até problemas fiscais e judiciais, que poderiam comprometer a credibilidade da companhia.
O risco de passar por esses problemas pode ser minimizado com a adoção de um sistema de gestão e manutenção de frotas. Que cuidará automaticamente da parte documental, alertando sobre prazos de renovação para que você ande sempre com a documentação em dia, tornando as paradas em postos fiscais muito mais tranquila e rápida.
Como a manutenção de frotas garante benefícios para a transportadora
A manutenção de frotas gera benefícios para toda a empresa de transporte, se for bem executada, será um diferencial para que ela adquira mais espaço no mercado e se desenvolva rapidamente. Os benefícios mais visíveis são:
Benefícios financeiros
É de conhecimento comum que pneus carecas, faróis quebrados, falta de estepe, extintores, entre outros defeitos geram multas com valores elevados, porém esses gastos podem ser evitados com as manutenções planejadas, pois o veículo sempre estará em boas condições. Além disso, um veículo que não quebra na estrada irá rodar muito mais e sem atrasos, ajudando a satisfazer os clientes e com isso trará mais receita para a empresa.
Patrimoniais
Os benefícios patrimoniais consistem na maior valorização dos bens da companhia. Ao prolongar a vida útil das peças do veículo, a necessidade de aquisição de novas peças e veículos para reposição reduz radicalmente. Outro ponto importante é o aumento da vida útil da sua frota.
Segurança
Qualquer acidente gera danos exacerbados à companhia, aos motoristas, clientes e para eventuais vítimas da ocorrência. Em certos casos, os prejuízos podem ser incalculáveis para as partes. Com uma manutenção eficiente, a probabilidade de acidente decorrente do veículo defeituoso é minimizada.
A importância de saber fazer a manutenção de frotas é de fato muito grande. Executar o correto planejamento, controle e realização da manutenção de forma eficaz é fundamental para qualquer empresa que desejar se manter e crescer no mercado. Ao aplicar essas dicas em sua companhia, ela será capaz de crescer de forma saudável.
fonte: datamex
Venha conhecer a SEG Controle Veiclar e garanta mais segurança, economia e controle de sua frota
Clique aqui para conhecer