Motor Ocioso?

Desligar o veículo quando este não estiver em movimento é uma dessas atitudes que fazem a diferença no consumo de combustível. Para justificar o tempo em que se deixa o veículo ligado parado, muitos motoristas argumentam que é preciso "aquecer o motor" antes de sair com o veículo, ou ainda, "é preciso lubrificar o motor", ou ainda, que "não compensa" desligar já que o mesmo será ligado logo em seguida.

Estudos comprovam que 30 segundos de motor ocioso consomem mais combustível que desligar o motor e tornar a liga-lo. Além disso, veículo em marcha lenta, não aquece devidamente o motor, e os resíduos de combustível, não queimados, causam o dobro de desgaste nos componentes internos do motor em comparação com o veículo rodando. Além disso, o acúmulo de água na descarga, proveniente dessa prática, reduz a vida útil do sistema de escapamento, portanto:

 

"MOTOR OCIOSO CONSOME COMBUSTÍVEL E REDUZ A VIDA ÚTIL DAS PEÇAS"

A média de consumo vai de 2 L/h para veículos leves e novos, até 4,5 L/h para veículos pesados em marcha lenta.
Para o cálculo desses custos, é aconselhável considerar a media de 3L/h, pois não podemos esquecer o uso do ar condicionado, que aumenta, consideravelmente, esse consumo.

Imagine:
Um veículo que fica 10 minutos "aquecendo" o motor pela manhã, mais algumas paradas de 10 minutos durante uma entrega e outra, com o motor ligado, mais uma parada de 20 minutos no descanso da refeição, mais algumas paradas para fugir do calor com o ar condicionado ligado, dente outras...

Se gasta mais de R$ 1.000,00, por veículo, facilmente, com motor ocioso, todos os anos.

Sabemos que mudar hábitos repentinamente não é nada fácil, exige esforços diários e mudança de paradigmas. Porém, qualquer empresa é capaz de realizar esse controle e obter grandes economias.
Nosso sistema mostra quando, onde e quanto tempo os veículos dos nossos clientes ficaram com o motor ocioso, orientando-os a reduzirem estes custos.
Para quem não possui o nosso sistema, sugerimos investimentos em treinamentos de direção defensiva e outros que focam este assunto, pois a reeducação de hábitos dispendiosos é que vai ajudar a sua empresa a ser mais lucrativa e eficiente.
 
Caso queira fazer uma projeção desses custos BAIXE GRATUITAMENTE a planilha: