Quais as regras para utilização de veículo da empresa?

Muitas empresas têm a necessidade de usar veículos em suas operações. Podem ser usados para vendas, manutenções, assistência técnica, entregas, transporte de cargas ou pessoas, enfim, para diferentes finalidades.

Sabe-se que o custo envolvido na utilização dos veículos empresariais geralmente é muito alto. Citamos alguns: preço dos combustíveis, revisão e manutenção, documentação e depreciação. Mas existe um custo que muitas vezes é esquecido: o de mau uso dos condutores.

 

Empresa, veículos e seus condutores: a importância de deixar claro quais são as regras para utilização de veículo da empresa

Nesses anos todos de convivência com clientes usuários de rastreadores, podemos afirmar que o mau uso representa um custo significativo nesta operação. Dentre estes, os mais importantes: o excesso de velocidade, o desvio de rotas para o uso particular e o uso de motor ocioso (carro ligado sem movimento). Quando as empresas percebem este problema e advertem os condutores, muitos se fazem de vítima dizendo que não foram avisados sobre os detalhes da condução dos veículos.

Buscando melhorar a comunicação aos condutores, surgiram algumas ideias e criamos o "TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA UTILIZAÇÃO DE VEÍCULO DA EMPRESA". Nele existem os objetivos, as responsabilidades, os cuidados, as punições e funciona como se fosse um contrato que deixa claro quais os deveres e direitos do usuário do veículo. Sugerimos inclusive que seja melhorado com detalhes, para atender as características específicas da empresa.

Este documento tem dado bons resultados e direciona a relação veículo/condutor. Facilita a entrega da advertência ao colaborador e funciona como um documento importante, caso seja necessária a demissão por justa causa.

Se quiser saber mais, entre em contato conosco, conheça nosso sistema de rastreamento e solicite gratuitamente o "TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA UTILIZAÇÃO DE VEÍCULO DA EMPRESA".